portugues ingles

Fale com a gente 31 3771-7596 / 31 9 8648.0450

Tecnologia MLPE em Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica

Tecnologia MLPE em Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica

 A sigla MLPE – do inglês: Module Level Power Electronics – significa eletrônica de potência à nível de módulo. Os sistemas fotovoltaicos com a tecnologia MLPE são representados pelos otimizadores de potência e microinversores, ilustrados na figura 1.



Figura 1: Equipamentos com a tecnologia MLPE.

     



A eletrônica de potência à nível de módulo fotovoltaico (MPLE) atraiu a atenção dos especialistas do setor, pois fornece uma série de benefícios importantes, incluindo o aumento do rendimento de energia devido à tolerância ao sombreamento e diferença de potência entre módulos e principalmente a segurança.

Os microinversores não trabalham com tensão elevada em corrente contínua, já os otimizadores de potência são capazes de interromper o seu funcionamento proporcionando maior segurança para as pessoas, animais e bens imóveis. Uma melhor abordagem sobre a segurança da tecnologia MLPE será mais aprofundada em artigo futuro.

Casos de incêndios ou outros sinistros já foram relatados em sistemas com inversores strings devido falhas que potencialmente seriam contidas com equipamentos da tecnologia MLPE.

Essa tecnologia está de acordo com as normas de mais rígidas de segurança no mundo e gradativamente começa já a ser exigida em alguns países, deixando os equipamentos da tecnologia anterior impossibilitados de serem usados.

Nesse contexto, é impossível falar de otimizadores de potência sem tomar como referência quem inventou a tecnologia. Em 2006, a Solar Edge apresentou uma solução de inversor inteligente com otimizadores de potência que mudou a forma como a energia é coletada e gerenciada em sistemas fotovoltaicos.

O que a SolarEdge fez foi combinar as melhores características dos sistemas tradicionais de string com as melhores características dos sistemas com microinversores.

A funcionalidade do inversor tradicional de string foi dividida em dois produtos: o otimizador de potência e o inversor simplificado, conforme figura 2:


Figura 2: Equipamentos Solar Edge.

 Vantagens da tecnologia MLPE:


ü  Redução das perdas de energia por sombreamento e mismatch (perdas ocasionadas pelas diferenças de potência entre os módulos de uma string), assim a performance de um módulo não impacta nos demais módulos;

ü  Facilidade de manutenção devido à possibilidade de localizar e isolar o módulo fotovoltaico defeituoso do sistema;

ü  Possibilidade de utilizar módulos de potência e características diferentes;

ü Possibilidade de instalar módulos em ângulos e orientações diferentes proporcionando melhor aproveitamento da área de instalação;

ü  Maior segurança na instalação elétrica, eliminando a tensão de circuito aberto das strings; e

ü  Possibilidade de monitorar individualmente a energia produzida pelos módulos fotovoltaicos.


Levando em consideração os aspectos descritos, os sistemas fotovoltaicos com a tecnologia MLPE gera mais energia por módulo, maior flexibilidade no projeto fotovoltaico, análise do desempenho de cada módulo individualmente, redução dos custos com operação e manutenção, melhor segurança com rápido desligamento de corrente continua e redução da tensão para extra baixa tensão e proteção integrada contra arco elétrico CC.



Fontes:

https://www.solaredge.com/br/solutions

http://www.hoymiles.com/4-in-1.html

https://apsystems.com/#why

https://canalsolar.com.br/index.php/artigos/artigos-tecnicos/item/94-entenda-os-otimizadores-para-sistemas-fotovoltaicos

https://www.ecorienergiasolar.com.br/artigo/tecnologia-mlpe---como-os-otimizadores-de-potencia-estao-revolucionando-o-mercado-fotovoltaico

Postado por Admin



LENZ Elétrica ® 2024 - CREA: 77.304/D | Todos os Direitos Reservados.